Dados do Trabalho
Título
Implante de zircônia de duas peças na reabilitação de um pré-molar superior: Relato de caso
Introdução
Os implantes cerâmicos de duas peças foram desenvolvidos como uma alternativa aos implantes de titânio. Nesse sentido, a Zircônia possui alta resistência à flexão, boa tenacidade, resistência ao desgaste mecânico, além de ser biocompatível e apresentar baixa afinidade à colonização bacteriana. O objetivo do presente trabalho foi analisar o desempenho clínico e radiográfico de um implante de zircônia (Neodent Zi) instalado na região do primeiro pré-molar superior esquerdo (CAAE: 60496822.7.0000.5259).
Relato do caso
Paciente do sexo feminino, 42 anos, saudável, relatou dor e inchaço na arcada superior esquerda. O exame clínico mostrou mobilidade e presença de fístula associada ao ápice do dente 24. O exame tomográfico sugeriu possível fratura radicular. A exodontia foi realizada, seguida da instalação de um implante de zircônia (Neodent Zi-4.3x13mm) com um torque de 45 Ncm e a utilização de um Pilar CR em zircônia para receber uma provisória imediata. Para o preenchimento dos "gaps" n alvéolo foi utilizado substituto ósseo Maxresorb® (Straumann®). Após 3 meses, uma coroa de dissilicato de lítio foi confeccionada e cimentada com cimento resinoso (Dual RelyX™).
Conclusão ou Considerações finais
Em 7 meses de acompanhamento, nenhum tipo de complicação clínica o biológica foi observada. Os implantes cerâmicos de duas peças são uma opção viável aos implantes de titânio em região de pré-molares, no entanto, deve-se a seleção dos casos e um planejamento rigoroso são cruciais para o sucesso do tratamento.
Palavras Chave
Implantes cerâmicos
Zircônia
Carga imediata
Área
Geral
Autores
Alexandre Marques Paes Silva, Francisco Augusto Horta dos Santos, Lissya Tomaz da Costa Gonçalves, Dennis de Carvalho Ferreira, Daniel de Moraes Telles, Eduardo José Veras Lourenço