XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Dados do Trabalho


Título

Análise retrospectiva dos prontuários de pacientes com adenocarcinoma do colo do útero tratados em um hospital no Sudoeste de Minas Gerais

Introdução

O câncer do colo do útero é um dos tumores mais frequentes na população feminina. O número de casos novos esperados para o Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 16.590, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2019, ocorreram 6.596 óbitos por esta neoplasia, representando uma taxa ajustada de mortalidade de 5.33/100 mil mulheres. Há duas principais categorias de carcinomas invasores do colo do útero, o carcinoma epidermóide, tipo mais incidente e que acomete o epitélio escamoso (cerca de 90% dos casos), e o adenocarcinoma, tipo mais raro e que acomete o epitélio glandular (cerca de 10% dos casos).

Objetivo

Observar a sobrevida livre de recidiva e a sobrevida global das pacientes portadoras de adenocarcinoma do colo do útero que realizaram tratamento com intuito curativo.

Método

Estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo onde foram analisados todos os prontuários dos casos diagnosticados com adenocarcinoma do colo de útero submetidos à radioterapia como parte do tratamento curativo, no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2019, em hospital de referência de oncologia no Sudoeste de Minas Gerais.

Resultados

O grupo selecionado para o estudo constituiu-se de 16 pacientes, uma foi excluída da análise pois realizou a radioterapia como modalidade de tratamento de resgate para recidiva local da doença. Das pacientes que realizaram radioterapia como modalidade de tratamento curativa, 3 pacientes perderam seguimento oncológico na instituição. Cinco apresentaram recidiva local ou distância, sendo a média da sobrevida livre de recidiva de doença de 13,2 meses. A sobrevida global média foi de 42,3 meses, sendo que duas pacientes evoluíram a óbito no decorrer do tratamento.

Conclusão

Com o estudo realizado foi possível avaliar a média da sobrevida livre de recidiva e a sobrevida global média das pacientes que receberam radioterapia como modalidade de tratamento curativo para adenocarcinoma do colo uterino em nosso serviço. Foi possível concluir que nossos resultados estão em consonância com o que verificamos nos estudos, apesar do pouco tempo de segmento do nosso estudo.

Palavras-chave

Adenocarcinoma colo uterino, sobrevida livre de recidiva, sobrevida global

Área

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia

Autores

LÍVIA PIMENTA ANDRADE