XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Drenagem ecoguiada de necrose pancreática delimitada do pâncreas com prótese metálica de aposição luminal

Resumo

Apresentação:Homem, 40 anos, procurou atendimento por dor e distensão abdominal iniciadas há 15 dias. Apresentava como único antecedente, internação há 2 meses por pancreatite idiopática. Durante investigação, foi submetido à ressonância nuclear magnética que revelou extensa coleção peripancreática compatível com walled-off necrosis (WON). Então, foi encaminhada para terapêutica endoscópica. A coleção que causava abaulamento da parede posterior do corpo gástrico foi drenada com prótese metálica de aposição luminal (LAMS) 10mmX15mm, sem intercorrências. No 5º PO, o paciente evoluiu com febre, dor e distensão abdominal, por conseguinte, decidida abordagem para necrosectomia endoscópica. Houve melhora parcial da dor, porém persistência da febre, de modo que se decidiu por nova necrosectomia. No 9º PO, mantinha alguns picos febris isolados sem outros sintomas associados, assim, indicada nova reabordagem com satisfatória remoção de tecido necrótico. No 13º dia, já assintomático, submetido à avaliação endoscópica para remoção da prótese metálica e colocação de prótese tipo duplo pigtail, recebendo alta hospitalar. Durante o seguimento, realizou uma tomografia de controle que demonstrou importante redução da coleção. Atualmente o paciente segue sem queixas, em programação de remoção do stent.
Discussão: Aproximadamente 20% dos pacientes com pancreatite aguda desenvolverão necrose, com infecção secundária em 30% destes. A walled-off necrosis (WON) é a coleção necrótica encapsulada que geralmente ocorre após 4 semanas do quadro agudo. A avaliação radiológica é útil para distinguir pseudocistos de WON e descartar neoplasias e pseudoaneurismas. As indicações de drenagem da WON são para os sintomáticos (dor refratária, anorexia e perda de peso) e infectados. A drenagem transmural é obtida pela criação de uma comunicação entre o cisto e a parede gástrica ou duodenal, seguida de dilatação do trajeto e colocação de stent (pigtail ou próteses metálicas). As próteses tipo LAMS têm a vantagem de levar a uma drenagem mais rápida, menor risco de obstrução e possibilidade de entrar na coleção para necrosectomia. Uma tomografia pode ser realizada cerca de 4 a 6 semanas após a drenagem para avaliar a resolução da coleção. Os stents podem então se removidos após resolução radiológica.
Comentário:O tratamento endoscópico da WON está ganhando espaço, porém exige mais experiência do endoscopista e múltiplas sessões de desbridamento podem ser necessárias até sua resolução.

Palavras-Chave

necrose pancreática delimitada, prótese metálica de aposição luminal, walled-off necrosis (WON), Lumen-Apposing Metal Stents (LAMS), Coleções Fluidas Peripancreáticas

Área

Endoscopia - Miscelânea

Autores

Ana Paula Samy Tanaka Kotinda, Leonardo Souza Fonseca, Julia Mayumi Gregório, Fellipe Cicuto Ferreira Rocha , Lucas Giovinazzo Castanho Barros, Lucas Zouain Figueiredo, Felipe Soares Oliveira Rodrigues Fiuza, Breno Bandeira de Mello, Daniel Fortes, Elson Vidal Martins Junior, Jarbas Faraco Maldonado Loureiro, Giulio Fabio Rossini, Rodrigo Rezende Zago