XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Transoral Incisionless Fundoplication (TIF) em paciente com doença do refluxo gastroesofáfico após POEM

Resumo

Paciente do sexo feminino, 47 anos, portadora de megaesôfago grau III secundário a acalásia idiopática, com diagnóstico corroborado por exame radiológico contrastado e confirmado por exame de manometria esofágica. Quanto à sintomatologia, pontuava 7 no escore de Eckardt, sendo submetida à dilatação balonada do cárdia com remissão parcial dos sintomas por um ano e posterior recidiva.
Optado, então, por realização de miotomia endoscópica peroral (POEM), com procedimento sem intercorrências. Entretanto, após seis meses, paciente passou a evoluir com sintomas de pirose e regurgitação, necessitando de uso contínuo de IBP em doses crescentes. Realizou EDA que evidenciou esofagite erosiva distal grau B de Los Angeles. Realizou exame de phmetria esofágica para confirmação diagnóstica que evidenciou um índice de DeMeester 19,6 (VR < 14,7) e um tempo total de exposição ácida de 4,6%.
Concluiu-se, portanto, como refluxo gastroesofágico ácido distal patológico e foi proposto como tratamento para paciente a realização do TIF (transoral incisionless fundoplication). O procedimento foi bem sucedido e a paciente recebeu alta hospitalar com 24h. No seguimento do primeiro mês, a mesma referia melhora dos sintomas e foi descontinuado o uso de IBP.

Palavras-Chave

POEM; DRGE; Refluxo esofagogástrico; miotomia endoscópica; fundoplicatura;

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Victor Lira de Oliveira, Antônio Afonso de Miranda Neto, Mateus Pereira Funari, Diogo Turiani Hourneaux de Moura, Mateus Bond Boghossian, Erika Yuki Yvamoto, Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura