XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tumor Neuroendócrino de Duodeno: Ablação com Ligadura Elástica e Clipe

Apresentação do Caso

Paciente de 53 anos, masculino, com diagnóstico de cirrose hepática (CH), estava em programa de erradicação de varizes esofágicas (VE) para profilaxia secundária. Na endoscopia digestiva alta (EDA), identificou-se, além das VE, uma lesão séssil e endurecida, medindo 8 mm, em parede anterior de bulbo duodenal, cujos achados histopatológicos foram compatíveis com tumor neuroendócrino (TNE) bem diferenciado e Ki-67 <1%. Realizou-se posteriormente uma ecoendoscopia que revelou tratar-se de uma lesão hipoecogênica inserida na camada mucosa profunda e submucosa superficial, sem acometimento linfonodal. Diante das comorbidades do paciente e dos achados endoscópicos, ultrassonográficos e histopatológicos, indicou-se tratamento ablativo com ligadura elástica e clipe. Após o intervalo de 1 mês, foi repetida a EDA, com achado de uma retração cicatricial em bulbo, cuja histologia não evidenciou resquícios da lesão prévia. Paciente mantém seguimento clínico e endoscópico regular sem indícios de recidiva.

Discussão

Os TNE de duodeno correspondem a 1,8-8% dos TNE do trato gastrointestinal, 11% dos TNE de intestino delgado e 1-3% dos tumores duodenais, podendo ser achados incidentalmente durante a EDA. Na maioria dos casos, são menores que 2 cm, não funcionantes, acometendo a mucosa profunda ou a submucosa. O tratamento endoscópico é o método de escolha nos TNE duodenais menores que 1 cm, confinados à submucosa, com baixo índice mitótico, sem invasão linfonodal ou metástases à distância. Dentre as opções terapêuticas, a mais difundida é a mucosectomia, cuja taxa de ressecção livre de lesão é superior a 90%. As técnicas ablativas através do uso da ligadura elástica têm apresentado resultados semelhantes. Mais recentemente, a técnica de ablação com ligadura foi associada à colocação de clipe sob a banda elástica, promovendo melhor separação da camada muscular e segurança adicional ao procedimento, reduzindo o risco de perfuração tardia. Apesar do inconveniente de não se obter a peça para análise histopatológica, as técnicas ablativas têm seu papel sobretudo nos pacientes com comorbidades, como a CH.

Comentários finais

Os TNE duodenais são lesões pouco frequentes que são passíveis de tratamento endoscópico quando pequenos e bem diferenciados. Entre as opções terapêuticas, a técnica ablativa com ligadura e clipe tem se mostrado simples, segura e efetiva, principalmente quando indicada em pacientes com alto risco de complicações.

Palavras-Chave

Tumor Neuroendócrino; Ligadura Elástica; Ablação

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Mariana Franson Fernandes, Danielle Rossana Queiroz Bonilha, Luíza Dias Torres, Guilherme Hoverter Callejas, Flávia Carolina Oliveira, Júlia Guimarães Fernandes Costa, Rúbia Moresi Vianna Oliveira, Clauber Teles Veiga, José Olympio Meirelles Santos, Cristiane Kibune Nagasako, Rafael Guedes Diaz, Ciro Garcia Montes