XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Amiloidose mimetizando câncer gástrico com sangramento digestivo alto – relato de caso

Apresentação do Caso

Homem de 65 anos com perda ponderal progressiva de 8kg ao longo de seis meses, associada a empachamento, hiporexia, fraqueza e episódios intermitentes de melena. Os exames laboratoriais demonstravam anemia ferropriva. Tomografia computadorizada de abdome com espessamento parietal circunferencial de fundo e corpo gástrico, perda do pregueado mucoso e suspeita radiológica de neoplasia gástrica primária. Endoscopia digestiva alta evidenciava a presença de lesão ulceroinfiltrativa com sangramento em porejamento autolimitado, friável, recoberta parcialmente por tampão fibrino-hemático, medindo cerca de cinco centímetros, localizada um centímetro abaixo da cárdia e se estendendo pela grande curvatura, parede anterior e posterior de corpo proximal, limitando a expansão do órgão à insuflação. O aspecto endoscópico era compatível com a hipótese de lesão neoplásica da junção esofagogástrica classificação de Siewert III. À microscopia, presença de depósitos amorfos eosinofílicos homogêneos na camada submucosa, sem atipias em epitélio. A coloração vermelho Congo foi positiva para proteína amiloide, com birrefringência verde na microscopia de luz polarizada, estabelecendo o diagnóstico de comprometimento gástrico por amiloidose.

Discussão

Amiloidose é uma condição relacionada à deposição extracelular de proteínas fibrilares anormais. Por ser rara, é pouco aventada como possibilidade dentro dos diagnósticos diferenciais pelos endoscopistas. O trato gastrointestinal é uma das localizações comumente envolvidas. Do ponto de vista endoscópico, a amiloidose com comprometimento gástrico pode se apresentar sob a forma de lesões nodulares, ulceradas ou infiltrativas. Outros achados adicionais incluem áreas de edema, enantema, friabilidade, erosão, retração e espessamento de pregas. As manifestações clínicas do envolvimento gástrico são inespecíficas e incluem hiporexia, náuseas, vômitos, epigastralgia, desconforto abdominal. Desta forma, a amiloidose pode mimetizar clínica e endoscopicamente outras doenças como neoplasias, sífilis, tuberculose e doença de Menetrier, requerendo um elevado nível de suspeita.

Comentários finais

Trata-se de um caso raro de amiloidose provocando sangramento digestivo alto por lesão gástrica ulceroinfiltrativa. A suspeita inicial era de neoplasia gástrica. O caso exemplifica uma das possibilidades que deve fazer parte do rol de diagnósticos diferenciais do endoscopista.

Palavras-Chave

Amiloidose; úlcera gástrica; amiloidose gastrointestinal

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Igor Logetto Caetité Gomes, André Bubna Hirayama, Victor Logetto Caetité Gomes, Gabriela Malaquias Barreto Gomes, Carolina Esteves de Morais , Claudio Lyoiti Hashimoto