XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso de bloqueio eretor da espinha guiado por ultrassonografia para cirúrgia bariátrica, paciente com IMC: 64,28

Apresentação do Caso

Apresentação do caso: R.C, 28 anos, sexo masculino, 196 quilos, IMC: 64,28, diabético, hipertenso, realizou procedimento cirúrgico para tratamento de obesidade mórbida conhecido como Bypass Gástrico por Y de Roux, fazendo-se valer de anestesia geral associada a bloqueio anestésico regional guiado por ultrassonografia.

Discussão

Discussão: Levando em consideração o fato de o paciente obeso apresentar peculiaridades fisiológicas em decorrência do aumento da massa corporal, além do aumento de comorbidades associadas. Essas questões trazem discussões no planejamento do perioperatório. A evolução dos bloqueios guiados por USG, permite realizar bloqueio do músculo eretor da espinha sem dificuldade, ocasionando ao paciente uma recuperação mais rápida e de melhor qualidade no pós-operatório imediato, sendo provável a diminuição de reações adversas, como náusea e vômitos, em face de poupar o uso de opioides, além de diminuição da retenção urinária, o que leva a ser uma estratégia importante na aceleração de alta do paciente. O anestésico local é injetado no plano fascial profundo ao músculo eretor da espinha e se espalha de forma craniocaudal em vários níveis. A técnicas também tem vantagem de poder ser realizada em pacientes anti-coagulados. Os pacientes obesos apresentam hipocoagulabilidade com diminuição dos fatores VII, VIII e fibrinogênio, e necessitarem de profilaxia de trombose venosa profunda (TVP), algumas instituições usam heparina poucas horas antes da cirurgia (Lorentz et al, 2007).

Comentários finais

Comentários finais: O bloqueio do eretor da espinha pode fomentar analgesia adequada para esse perfil de paciente, sendo este um procedimento menos invasivo e com menos riscos do que o bloqueio neuronal do neuro-eixo. Além disso, este bloqueio pode ser realizado em pacientes com anticoagulação profilática sem aumentar riscos de hematoma no neuro-eixo. Sendo uma possibilidade futura de analgesia, conforto e alta precoce para os pacientes que são submetidos a esse tipo de cirurgia.

Palavras-Chave

Obesidade, Anestesia, Bloqueio anestésico, Ultrassonografia

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Rafael Victor Moita Minervino, Gilvandro Lins Oliveira, João Paulo Freitas Sucupira, Júlio Augusto Almeida Ferreira