XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS PACIENTES SUBMETIDOS A ENDOSCOPIA DIGESTIVA DEVIDO HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Introdução

A hemorragia digestiva alta (HDA) representa uma grave emergência médica caracterizada pelo sangramento gastrointestinal proximal ao ângulo de Treitz, com alta incidência conforme idade e comorbidades. Dentre os tipos de HDA, 80% dos casos são por causas não varicosas, seguido pelo sangramento de varizes esofágicas. A HDA apresenta grande índice de morbidade e letalidade. A endoscopia digestiva alta (EDA) representa uma ferramenta de diagnóstico rápido e eficaz. Conhecer o perfil dos pacientes permite traçar estratégias terapêuticas apropriadas para o tratamento.

Objetivo

Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes que apresentaram HDA e foram submetidos à avaliação e/ou tratamento endoscópicos, no serviço de endoscopia em hospital público estadual, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020

Método

Trata-se de um estudo de perfil epidemiológico do tipo observacional e retrospectivo. A seleção de pacientes baseou-se em todas as solicitações de EDA com hipótese diagnóstica de HDA no período selecionado, sejam de pacientes internados neste hospital de referência, sejam por pacientes encaminhados ao setor de emergência provenientes de outros hospitais. Os pacientes que não tiveram confirmação de HDA durante o procedimento de EDA foram excluídos do estudo. A análise estatística foi realizada com programa Excel.

Resultados

Do total de pacientes com HDA (n = 81), a etiologia apontou prevalência de úlceras gástricas (28,39%), varizes esofágicas (25,92%) e úlceras duodenais (19,75%). A HDA não varicosa teve maior incidência (69,14%) em comparação com a HDA varicosa (30,86%). Dos 81 pacientes, a maioria foi do sexo masculino (60,49%) e com idade superior a 60 anos (58,02%) tanto nos casos de HDA varicosa como não varicosa. Dentre as principais queixas relacionadas à HDA, a hematêmese e melena, em separado e associadas, foram responsáveis por cerca de 64% dos casos de HDA varicosa e 33,92% de HDA não varicosa. Dentre as abordagens terapêuticas instituídas, houve prevalência relevante da ligadura elástica (76%) nos casos de HDA varicosa e escleroterapia (33,9%) na HDA não varicosa.

Conclusões

Neste estudo o perfil epidemiológico mais prevalente em pacientes com HDA que se submeteram à EDA foi de homens, com mais de 60 anos, que se apresentavam com doença ulcerosa, majoritariamente de localização gástrica. Conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes é de fundamental importância para o correto diagnóstico e adoção da conduta terapêutica mais adequada aos pacientes.

Palavras-Chave

Palavras-chave: Endoscopia digestiva alta; Hemorragia digestiva alta; Hemorragia gastrintestinal; Perfil epidemiológico

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Fabio Orsi Ceribelli, Hemanoel De Souza Ribeiro