XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Lesões gástricas como apresentação atípica de tuberculose: relato de caso

Apresentação do Caso

Mulher, 52 anos, encaminhada a hospital de referência por distensão abdominal, vômitos e perda ponderal. TC de tórax com derrame pleural bilateral. TC de abdome mostrou ascite, sinais sugestivos de carcinomatose peritoneal e pequenos granulomas hepáticos. Videolaparoscopia diagnóstica e lavado peritoneal normais. Dosagens de marcadores tumorais negativos. Endoscopia Digestiva Alta (EDA) identificou duas áreas deprimidas (0-IIc de Paris), irregulares, mal delimitadas, pálidas, com cerca de 20mm e 25mm, na grande curvatura gástrica distal. Anatomopatológico mostrou gastrite crônica granulomatosa, sem necrose caseosa, compatível com tuberculose (TB). Pesquisa de BAAR foi positiva para coloração de Wade. Paciente encaminhada ao ambulatório de infectologia para tratamento.

Discussão

A TB é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, sendo a manifestação pulmonar a mais frequente. O acometimento do trato gastrointestinal perfaz apenas 5% dos casos e o envolvimento gástrico é raro.
Não há sintomatologia específica e o diagnóstico endoscópico é difícil. EDA é fundamental na identificação e biópsia das lesões, frequentemente vistas como úlceras (57-95%) na pequena curvatura do antro. Outras apresentações infrequentes são hipertrofia de pregas e lesões subepiteliais. O diagnóstico diferencial é feito com infecção gástrica por sífilis, fungos, doença de Crohn, sarcoidose, gastrite granulomatosa primária e carcinoma. A visualização histológica de granulomas caseosos e/ou a identificação do Mycobacterium tuberculosis por exame direto, cultural ou técnicas de PCR, permite estabelecer o diagnóstico. O rendimento das biópsias endoscópicas é baixo e o diagnóstico geralmente é feito a partir de peças cirúrgicas devido a complicações como obstruções, perfurações, abcessos e sangramentos maciços. Nesse caso, o diagnóstico firmado pelas biópsias endoscópicas mudou a conduta terapêutica, já que foi possível inferir que o diagnóstico de lesões peritoneais se tratava da mesma doença. O paciente foi encaminhado para tratamento clínico com esquema tuberculostático convencional por 9 a 12 meses.

Comentários finais

O diagnóstico de tuberculose gástrica exige alto grau de suspeição. Este caso se faz importante pois evidencia lesões de morfologia atípica à endoscopia, em relação às relatadas na literatura. Além disso, o diagnóstico firmado a partir de biópsias endoscópicas mudou a conduta terapêutica. A raridade dessa patologia e sua apresentação endoscópica justifica o relato.

Palavras-Chave

Tuberculose gástrica, mycobacterium tuberculosis, endoscopia digestiva alta

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Nicolle Mesquita Salvadori, Victor Vasconcelos da Silva, Mylena Munaro Bruschi, Saulo Bueno de Azeredo, Rubens Rodriguez, Robson Rottenfusser, Marina Ractz Bueno, Julia Pastorello, Martina Estacia Da Cas, Crislei Casamali