XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

HERNIAÇÃO DE RIM ESQUERDO EM ADULTO POR DEFEITO DE BOCHDALEK: CORREÇÃO VIDEOLAPAROSCÓPICA

Apresentação do Caso

Trata-se de um raro caso de uma Hérnia de Bochdalek em adulto, com herniação de rim esquerdo e baço acessório para tórax e seu tratamento cirúrgico por meio da videolaparoscopia. Seu diagnóstico foi realizado pela tomografia computadorizada. O paciente recebeu alta no quarto dia pós-operatório.

Discussão

A Hérnia de Bochdalek é considerada uma doença congênita resultante da falha do fechamento da membrana pleuroperitoneal no período intrauterino, promovendo uma falha de formação do forame diafragmático posterolateral. Este defeito acarreta na protrusão transdiafragmática do conteúdo abdominal para a cavidade torácica, configurando-se, então, em uma hérnia diafragmática congênita (HDC).
Entre as HDCs, cerca de 85% são do tipo Bochdalek. As HDCs possuem uma incidência de um a cada 2500 nascidos e são rotineiramente diagnosticadas entre o período neonatal e a idade pré-escolar, quando o paciente apresenta sintomas decorrentes de uma compressão do conteúdo herniado com o pulmão ipsilateral, encarceramento intestinal ou disfunção orgânica. A manifestação dos sintomas e sua morbidade são proporcionais ao tamanho da hérnia transdiafragmática da víscera ou do omento. As maiores Hérnias de Bochdalek, que normalmente se apresentam de forma sintomática logo após o nascimento, 80% dos casos são do lado esquerdo e os pacientes podem ter complicações graves, geralmente causadas por hipoplasia pulmonar. Ademais, estruturas retroperitoneais também podem passar pela falha, como gordura retroperitoneal ou rim.
Pequenas hérnias de Bochdalek podem permanecer assintomáticas e serem descobertas incidentalmente em exames de imagem. A incidência em adultos corresponde a apenas 0,17% a 6% dos casos, com predominância do lado esquerdo. Nestes, os sintomas podem se desenvolver tardiamente: dados da literatura descrevem intercorrências cardiovasculares, respiratórios e quadros obstrutivos abdominais em adultos e idosos.

Comentários finais

Em suma, a Hérnia de Bochdalek é formada a partir de uma má formação do segmento posterolateral do diafragma. Ela deve ser corrigida independentemente da presença de sintomas por meio da cirurgia. Uma avaliação pré-operatória adequada do tamanho da falha é fundamental para o manejo correto da Hérnia de Bochdalek e exames de imagem são ferramentas úteis no diagnóstico.

Palavras-Chave

Hérnia. Hérnia diafragmática congênita. Bochdalek. Videolaparoscopia.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Henrique Cunha Mateus, Bruno Henrique Nunes Hirata, Marcos Henrique de Andrade Zanoni, Pedro Chiaramelli, Caio Nasser Mancini, Lucas Moreto Betini